A Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde (SEVS) contribui para a melhoria da qualidade de vida da população pernambucana, por meio da coordenação, gerenciamento, monitoramento e avaliação das ações de vigilância em saúde e da situação de saúde do estado. A SEVS é formada por três diretorias-gerais: Informações e Ações Estratégicas em Vigilância Epidemiológica, Controle de Doenças e Agravos e Monitoramento e Avaliação da Vigilância em Saúde, além de abranger o Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE) e a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa)

Secretária executiva: Verônica Galvão Freire Cisneiros
Telefone: (81) 3184.0183 / 3184.0184

DIRETORIA GERAL DE INFORMAÇÕES E AÇÕES ESTRATÉGICAS EM VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA

Coordena, no âmbito estadual, os Sistemas de Informações sobre Nascidos Vivos, de Agravos de Notificação e sobre Mortalidade. Conduz a vigilância do óbito fetal, infantil, materno e de mulher em idade fértil, assim como a formação de grupos técnicos de estudos e discussão de óbitos. Gerencia o Serviço de Verificação de Óbito (SVO), que tem como objetivo esclarecer as causas de morte, principalmente, dos óbitos sem assistência. Gerencia a vigilância das arboviroses responsável pelas doenças provocadas por arbovírus transmitidos pelo mosquito do gênero Aedes, em especial a Dengue, Febre Chikungunya, Zika Vírus e a Febre Amarela, bem como, pela vigilância da presença do Aedes aegypti e A. Albopictus, além  da  vigilância epidemiológica da Síndrome Congênita do vírus Zika (SCZ), visando a detecção e investigação dos casos e dos óbitos sugestivos de infecções congênitas pelo vírus Zika. Coordena a  Vigilância Epidemiológica Hospitalar (VEH), que visa a ampliação da rede de notificação e investigação de nascidos vivos, agravos e óbitos.

Diretora Geral de Informação e Ações Estratégicas em Vigilância Epidemiológica: José Lancart

Telefone: (81) 3184.0334

DIRETORIA GERAL DE CONTROLE DE DOENÇAS E AGRAVOS

É responsável, no âmbito do Sistema Único de Saúde, no componente do Sistema Estadual de Vigilancia em Saúde, pelas ações de vigilância, prevenção, promoção e controle dos eventos de saúde pública alusivos às doenças transmissíveis e aos riscos ambientais. Além de promover ações diretas, a DGCDA também apoia tecnicamente as Geres e municípios, contemplando diversas áreas de atuação como: Aids, hepatites virais, sífilis e outras ISTs; dengue, chikungunya, zika, outras arboviroses de importância para saúde pública controle de vetores/inseticidas e larvicidas; Doenças de transmissão respiratória e/ou imunopreveníveis: gripe, sarampo, meningites, rubéola/síndrome da rubéola congênita, coqueluche, difteria, tétano, poliomielite/ paralisia flácida aguda, caxumba, varicela/herpes zoster outras; Doenças de veiculação hídrica e alimentar: botulismo, cólera, rotavirus e outras doenças diarreicas agudas, doença de creutzfeldt-jakob (dcj), surtos de doenças de transmissão hídrica e alimentar;  Doenças neuro invasivas relacionadas a infecção por arbovirus; Malária; Micobactérias: tuberculose e hanseníase; Microcefalia  e/ou alterações do sistema nervoso central (SNC) relacionadas a síndrome congênita do zika vírus; Vigilância ambiental: qualidade da água, desastres, agentes químicos, outros e, por fim, zoonoses como a  raiva, leishmaniose, leptospirose, peste, esporotricose e outras zoonoses diretas e acidentes por animais peçonhentos (serpentes, escorpiões, outros).

Diretor Geral de Controle de Doenças e Agravos:

Telefone: (81) 3184.0336

DIRETORIA GERAL DE PROMOÇÃO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE

A ampliação do escopo da Vigilância em Saúde com a criação da Vigilância das Doenças e Agravos Não-Transmissíveis e da Vigilância em Saúde do Trabalhador, e a importância de se institucionalizar as práticas de Monitoramento e Avaliação neste âmbito, constituem o foco da Diretoria Geral de Promoção, Monitoramento e Avaliação da Vigilância em Saúde. As atribuições da diretoria envolvem informações e estratégias de ação relacionadas à promoção da saúde, prevenção das doenças e agravos não-transmissíveis e seus fatores de risco, monitoramento e avaliação da vigilância em saúde no estado; e ainda ações de vigilância em saúde do trabalhador. Para dar conta das atividades, possui três gerências: Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde; Monitoramento e Avaliação da Vigilância em saúde e Atenção à Saúde do Trabalhador.

Diretora Geral de Promoção, Monitoramento e Avaliação da Vigilância em Saúde:

Telefone: (81) 3184.0227

PE recebe doses de vacinas contra a Monkeypox

Doses serão utilizadas em grupos específicos

Ebola: PE faz simulação de atendimento

Evento ocorreu no HUOC, serviço de referência para receber casos suspeitos

Mais Médicos: Profissionais intercambistas recebem capacitação em Pernambuco

SES-PE vai atuar no monitoramento e suporte aos profissionais

Pernambuco recebe primeiro lote de vacinas contra Covid-19, com atualizações XBB1.5

A nova remessa conta com 103.600 doses que foi atualizada para proteger contra a subvariante da Ômicron

SES-PE visita macrorregionais para debater doenças de transmissão hídrica e alimentar

Atualização é voltada para profissionais dos municípios pernambucanos