Em nova rodada de visitas, a VI Gerência Regional de Saúde (VI Geres) recebeu, esta semana, em Arcoverde, um grupo de estudantes que pôde conhecer por dentro - e de muito perto - a Regional.

A atividade, aberta ao público estudantil e à sociedade civil dos municípios incluídos na VI Geres, faz referência ao “Programa Geres de Portas Abertas”, uma forma criada pelo gerente da Regional de aproximar a população das equipes técnicas que compõem esse braço da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE).

Ao percorrer a sede da VI Geres, os estudantes conheceram os laboratórios e respectivas funções, os trabalhos de monitoramento epidemiológico, a rede de frio onde ficam armazenados os imunizantes distribuídos aos municípios e os setores de planejamento. A visita sempre é finalizada no auditório da Regional, onde os participantes falam sobre a vivência e o pessoal da casa pode receber o feedback.

O “Programa Geres de Portas Abertas” tem, ainda, uma importância inversa, que é humanizar o trabalho técnico daquelas pessoas que estão na Regional no dia a dia, imersas nas diversas atividades que são importantes para a saúde dos municípios.

“Nós criamos o Geres de Portas Abertas para poder aumentar essa integralidade com a sociedade, a fim de que ela esteja mais próxima dos nossos serviços. Além disso, nossos trabalhadores podem ter esse contato com a população dentro do trabalho e, numa outra perspectiva, agir como professores”, afirmou o gerente da VI Geres, Dayvison Amaral.

O “Geres de Portas Abertas” já recebeu estudantes de cursos técnicos de enfermagem e de farmácia, acadêmicos de medicina, alunos de escolas estaduais e municipais. “Nós agendamos os grupos. É preciso entrar em contato com a VI Geres pelos nossos canais de atendimento para podermos falar dos procedimentos e marcar horários e dias”, alerta Dayvison Amaral.